O que fazer em Campinas: conheça 10 locais divertidos e deliciosos

O que fazer em Campinas

O que fazer em Campinas: conheça 10 locais divertidos e deliciosos

By In Gastronomia, Lazer

Vai viajar para a maior cidade do interior paulista e está pensando o que fazer em Campinas? Confira programas incríveis para curtir com a família. As opções vão desde viagem de maria-fumaça até se deliciar com um buffet ou hambúrgueres deliciosos em um dos restaurantes mais tradicionais de Campinas. Selecionamos algumas destas experiências, confira:

01. Feira de Hippie de Campinas (Centro de Convivência)

Passear na Feira Hippie, no Centro de Convivência de Campinas, é uma opção ideal para o fim de semana.

No local é possível encontrar diversas opções de artesanato dos produtores locais, tudo ao ar livre. Há desde bijuterias, roupas, quadros, livros, móveis antigos, até docinhos caseiros e barracas de pastel e outras comidas.

Foto: Bruno Kalach | Centro de Convivência para o Agenda Cidade

02. Passeio de Maria Fumaça

Fruto da impecável conservação da linha férrea, aqui já foram gravadas as novelas “Terra Nostra”, “Sinhá Moça” e “Cabloca”, por exemplo.

Percorrendo 24 km da antiga Estrada Mogiana, o passeio sai da Estação Anhumas, atrás do Shopping Galeria. Antes da partida, os monitores dão uma aula sobre o funcionamento da máquina. O passeio é agradável e ideal para famílias com crianças.

Passeio de maria-fumaça: cenário de novelas de época (Eugenio Savio)

03. O charme dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio

As construções históricas, as pequenas ruas de paralelepípedo e o cenário das montanhas dos distritos mais turísticos de Campinas atraem famílias e casais nos finais de semana.

Em Sousas, a criançada se diverte nas atividades ao ar livre – tirolesa, arvorismo, quadriciclo e várias outras. Os casais e famílias desfrutam do charmoso distrito de Joaquim Egídio, que tem forte veia gastronômica, ambientes com música ao vivo e muito ar puro para respirar.

Foto: Janaína Ribeiro/AAN para o Correio Popular

04. Comer e se divertir no restaurante e bar Mister Piu Casual Food (antigo Piu Piu Lanches)

Em Campinas, uma das paradas obrigatórias é em um dos restaurantes clássicos, o Mister Piu Casual Food (antigo Piu Piu Lanches).

A nossa dica de ouro é se jogar nas delícias e no ambiente divertido e familiar que ele proporciona. 

O Mister Piu iniciou em 1993 como um auto lanches na cidade de Campinas e hoje é um dos restaurantes e lanchonetes mais deliciosos para levar a família e os amigos. Conta com um cardápio completo que une buffet de almoço, burgers artesanais, pizzas de forno, chopps, sobremesas e muito mais, tudo em um imponente espaço com tijolinhos rústicos, fachada de vidro, deck externo e playground para as crianças, com brinquedão, escorregadores, piscina de bolinhas e fliperama. Clique aqui e confira o site

Burger Johny Quest Mister Piu

Hambúrguer Johny Quest – Mister Piu

05. Observar as estrelas de um observatório de verdade!

Para quem ama ciência e nunca teve a oportunidade de observar as estrelas de um observatório de verdade, a dica é o Observatório Municipal “Jean Nicolini”. Localizado no distrito de Joaquim Egídio, foi considerado o melhor lugar de Campinas (e do estado de São Paulo!) para se observar as estrelas, por ser distante da poluição luminosa.

No local, o visitante poderá ver, através de telescópios, dependendo da época do ano e das condições meteorológicas, astros como a Lua e o planeta Saturno.

Observatório de Capricórnio – Foto Arquivo Pessoal – Rafael Defavari

06. Um pit stop para compras e passeios nos shoppings de Campinas

Campinas está bem servida de shoppings! É uma cidade que conta com dezenas de shoppings e malls e lidera o ranking das cidades do interior paulista no setor em número de centros de compras, cultura e lazer, segundo a Abrasce.

Os shoppings de Campinas possuem localização estratégica. Ao longo da Rodovia D. Pedro estão o Parque D. Pedro Shopping, Galleria Shopping e Shopping Iguatemi Campinas.

T-Rex Park, o parque de dinossauros no Shopping D. Pedro, diverte crianças de todas as idades.

07. Lagoa do Taquaral

A Lagoa do Taquaral é cartão postal da cidade de Campinas. 

No parque circula uma lagoa, que tem como principal atrativo a réplica da Caravela Anunciação, que trouxe Pedro Álvares Cabral ao país. No entorno da lagoa, a ciclovia e a pista da caminhada favorecem os exercícios físicos. Se quiser fazer um piquenique, lugar melhor não há na cidade, as centenas de árvores garantem muita sombra.

No local é possível andar nos bondinhos elétricos que passam pela linha ferroviária de 3 km de extensão, visitar a concha acústica, fazer passeios de pedalinho na lagoa e curtir o espetáculo de “águas dançantes” de uma fonte sonora.

08. Curtir os bares do Cambuí

Para quem adora curtir o final do dia com os amigos em volta de uma mesa, os bares do Cambuí são a sua pedida. No cardápio dos locais, é possível encontrar opções de petiscos, bebidas e um clima muito descontraído.

09. Que tal uma peça de teatro?

Campinas é destaque no campo das artes cênicas. A cidade reúne diversos grupos teatrais e grandes espetáculos que circulam pelo país. Se a sua pedida é curtir uma peça de teatro, a nossa dica é optar pelo Teatro Iguatemi Campinas ou Teatro Municipal Castro Mendes (maior e principal teatro público de Campinas).

Teatro Municipal Castro Mendes – Reprodução Prefeitura de Campinas

10. Torre do Castelo

A Torre do Castelo é um símbolo cultural e histórico de Campinas. Foi inaugurada em 1940 como um reservatório de água construído para abastecer a região norte da cidade. Na parte superior há um mirante com visão 360 graus de toda a área urbana de Campinas.

Leave Your Comments